quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fazenda - Assistente técnico-administrativo: pedido de concurso avança. 2º grau

Poucos dias depois de a secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Brito, ter informado à FOLHA DIRIGIDA, no último dia 20, que o aguardado concurso para assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda (de nível médio) está previsto para o segundo semestre deste ano, os dois processos que tramitam no Planejamento tratando do assunto tiveram avanços significativos. Um deles, inclusive, chegou no último dia 25, à Consultoria Jurídica da pasta, uma das instâncias finais no processo de autorização do concurso.
A movimentação é um indício de que a permissão para a abertura do concurso está cada vez mais próxima. Após a autorização, o Ministério da Fazenda deverá ter seis meses para divulgar o edital, que é o prazo concedido pelo Ministério do Planejamento para isso. No entanto, é muito comum os órgãos federais realizaram a divulgação em um tempo muito menor. Com isso, é cada vez mais importante que aqueles que desejam participar da seleção iniciem o quanto antes os estudos a fim de ampliar as chances de conquistar uma vaga.

Oferta - O cargo de assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda tem como requisito o ensino médio completo e proporciona, além de estabilidade (contratação pelo regime estatutário), remuneração inicial de R$2.927,82, já incluindo o auxílio-alimentação, que é de R$373. Ainda não há informações oficiais de quantas vagas foram solicitadas para o concurso ou de quantas deverão ser efetivamente liberadas pelo Ministério do Planejamento. Segundo fonte com acesso à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Receita Federal, foram solicitadas 2 mil vagas. A Receita deverá receber ao menos uma parte dos aprovados no concurso.
O Ministério da Fazenda já informou que a seleção será para as regiões fiscais não abrangidas pelo concurso vigente, aberto no ano passado, que teve vagas apenas para o Distrito Federal e São Paulo. Além da seleção de 2012, já houve concurso para o cargo de assistente em 2009. Nas duas ocasiões os candidatos foram avaliados somente por provas objetivas. No concurso do ano passado, as questões versaram sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Arquivologia e Gestão Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário