terça-feira, 4 de junho de 2013

Polícia Civil-RS: Concurso pode ser retomado ainda esta semana

O concurso para inspetor e escrivão da Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi suspenso temporariamente por não oferecer vagas para pessoas com deficiência. Mas, após reunião realizada pela comissão do concurso, ainda esta semana poderá ser publicada a retificação do edital, com a reserva de vagas, segundo informou o chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção, delegado Luiz Henrique Gasparetto. A suspensão foi solicitada por meio de Ação Popular.
Em nota publica no site do Tribunal de Justiça do estado, o juiz de Direito, José Antônio Coitinho alegou em sua decisão que o edital faz uso em expressões genéricas das atividades atribuídas aos cargos, como funções administrativas, atualização de banco de dados, entre outras, o que não inviabiliza o acesso de pessoas com deficiência. O juiz ainda salientou que certas necessidades seriam incompatíveis com o exercícios da função, entretanto poderiam ser harmonizadas em outras atividades. Após a republicação do edital o prazo para as inscrições será retomado. Aqueles que já concluíram o processo de cadastro e pagamento da taxa estarão automaticamente inscritos na seleção.
O concurso oferta 700 vagas, sendo 350 para o cargo de inspetor e 350 para escrivão, ambos exigindo nível superior em qualquer área e carteira de habilitação. A remuneração inicial é de R$2.827,28. As inscrições foram abertas no último dia 23 e prosseguiriam até 22 de junho. A primeira fase terá duas provas escritas, realizadas no mesmo dia em turnos diferentes, sendo a primeira composta por 30 questões objetivas de Língua Portuguesa e redação e a segunda constituída por 50 questões - também de múltipla escolha - de Conhecimentos Específicos (Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Informática e de Conhecimentos Gerais). A data provável para realização de ambas as provas de avaliação intelectual é 28 de julho. As datas, horários e locais de realização de todas as etapas serão divulgadas posteriormente. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário