sábado, 22 de junho de 2013

Polícia Civil-AL: Edital para perícia pode sair ainda este mês

O edital para o concurso para a Perícia Oficial do Estado do Alagoas (Poal) pode sair ainda este mês. A informação é do secretário de Defesa Social de Alagoas, Dário Cesar. Ainda segundo ele, falta apenas resolver questões burocráticas para que o documento seja publicado. No início do mês, o governo do Estado e o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB) assinaram o contrato para realizarem a nova seleção. A previsão é que o concurso ofereça 90 vagas, sendo 5 para papiloscopista, 10 para odontolegista, 15 para auxiliar de necropsia, 20 para médico legista e 40 para perito criminal. O principal motivo de impasse quanto à divulgação do edital é o número indefinido de oportunidades que serão ofertadas.
Segundo o diretor da Perícia Oficial, João Alfredo, a Secretaria de Fazenda negou o pedido de aumento de vagas autorizadas, e diz que a oferta não cobre a carência de profissionais no órgão. "O número que foi fixado é insuficiente, já que o edital prevê a contratação de apenas oito médicos, quando o ideal seria 23. Para se ter uma ideia, para o cargo de auxiliar de necropsia são três vagas, mas a carência é de 15 profissionais", frisou.
O setor de maior carência está nos Institutos Médico Legal e de Criminalística. Já para perito criminal, o número de vagas ainda está sendo fechado devido a nova lei da Perícia Oficial, que deve criar cargos de peritos em cada especialidade, como Biologia, Informática, Engenharia e outras, e não mais vagas para qualquer nível de graduação como foi no último concurso para o cargo, realizado em 2001.O concurso será para suprir as necessidades do órgão, que terá uma nova estrutura e precisará de 40 médicos legistas, 60 peritos criminais, cinco odontolegistas, 10 papiloscopistas, além de 18 técnicos forenses, o único cargo que exige apenas nível médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário