segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Administração Pública – Organização e Funções com Carlos Barbosa


  1. Introdução:   
O Estado é uma pessoa jurídica composta pelos elementos povo, território e governo. As suas principais características são a territorialidade e soberania, cuja organização é de cunho constitucional, especialmente no que tange à divisão política, criação dos poderes, forma de governo e o meio de aquisição do poder pelos governantes.
Aliás, existe diferença entre Estado e Administração Pública. Esta, por sua vez, pode ser analisada em dois sentidos. O primeiro, denominado sentido subjetivo, consiste no conjunto de órgãos e entidades que compõem o Estado na busca pelo interesse público.
No sentido objetivo, conceitua-se administração pública como conjunto de atividades e funções atribuídas ao Estado na busca pelo bem comum. A doutrina estabelece algumas funções próprias da administração pública:
  • Serviço Público à funções que estabelecem comodidade à coletividade;
  • Polícia Administrativa à restrições ao exercício de direitos individuais em pro bem comum;
  • Fomento à incentivo à iniciativa privada na prestação de atividade de utilidade pública;
  • Intervenção à toda intervenção do Estado no setor privado, tais como no setor econômico, imobiliário etc.
  1. Administração Pública Direta e centralizada
O Estado desempenha sua estratégia política por meio dos instrumentos disponibilizados pela Administração Pública: órgãos, agentes e entidades administrativas.
Deste modo, a doutrina denomina centralização administrativa o fenômeno pelo qual o Estado coloca em execução suas tarefas diretamente através dos órgãos e agentes integrantes da Administração Direta.
Ao criar os entes políticos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), verificou-se a necessidade da divisão interna das atribuições de cada ente, em face das diversas matérias e incumbências recebidas pelo diploma constitucional.
Foi necessária, então, a divisão em unidades administrativas localizadas em cada ente político com incumbência própria para o melhor desempenho das competências e finalidades.  É neste cenário jurídico que nascem os órgãos administrativos.
Órgão administrativo, de acordo com o ilustre professor Edimur Ferreira de Faria, é o centro de competência, criado para a realização de serviço público ou desempenho de atividades meio da Administração Pública[1].
O fenômeno jurídico que dá origem aos órgãos administrativos é denominado desconcentração administrativa.
Quando a desconcentração ocorre na Administração Direta, os órgãos dos estados-membros, municípios e distrito federal recebem o nome de Secretarias. Os órgãos pertencentes à União recebem o nome de Ministérios.
No entanto, vale lembrar que é possível a desconcentração na Administração Indireta, quando houver divisão interna das atribuições da Autarquia, Fundação Pública, Sociedade de Economia Mista e Empresa Pública, através da criação de departamentos e setores internos.
  1. Administração Pública Indireta e Descentralização:

De acordo com Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, Administração Indireta é o conjunto de pessoas jurídicas (desprovidas de autonomia política) que, vinculadas à administração direta, têm competência para o exercício, de forma descentralizada, de atividades administrativas[2].
A Constituição Federal no seu art. 37, XIX, prescreve que a União, os Estados, Municípios e Distrito Federal poderão através de lei específica criar a Autarquia e autorizar a criação da Fundação Pública, Sociedade de Economia Mista e Empresa Pública.
 Assim, a Administração Indireta é composta pela:
  • Autarquia;
  • Fundação Pública;
  • Sociedade de Economia Mista;
  • Empresa Pública.
Vale lembrar que o nascimento da Autarquia é feita diretamente por lei específica, ao passo que as demais entidades são somente autorizadas pela lei, visto que seu nascimento se dá com o registro em cartório de seu ato constitutivo (estatuto ou contrato social).
O fenômeno jurídico que faz nascer os entes da Administração Indireta é a descentralização administrativa por outorga, instrumentalizada por meio de lei específica, nos moldes da Constituição Federal.
No entanto, é oportuno lembrar que a descentralização administrativa não se dá apenas pela outorga. É possível que os entes políticos transfiram para uma pessoa jurídica autônoma o exercício de parte de suas atribuições através do contrato. Neste caso, dão origem as chamadas delegatárias, compostas pelas concessionárias e permissionárias.
Por fim, vale lembrar que as delegatárias não fazem parte da Administração Indireta, apesar de originar do fenômeno da descentralização administrativa.
 

Carlos Barbosa: Mestre em Direito Público pela PUC/Minas, Professor de Direito Administrativo no Instituto IOB e Coach na área do conhecimento – Método de Estudos para concursos e Motivação;
site: www.professorcarlosbarbosa.com.br

Oferecimento: 

                              http://www.iob.com.br/ 


3 comentários:

  1. Parabéns Evandro! A vinda do Prof. Carlos Barbosa, só engradece este blog que a cada dia esta ficando melhor. Nós da nação de concurseiros, somos gratos a você "Evandro", pelo seu belíssimo trabalho.

    Elaine Cristina de Jesus

    ResponderExcluir
  2. as concessionarias podem fazer parte da adm indireta quando formadas por personalidade juridica de direito publico geralmente sendo exigido o protocolo de inteções

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Um resumo muito bem elaborado, muito me sintetizado. Perfeito.

    ResponderExcluir