sábado, 25 de agosto de 2012

Governo - PR chamará 35 aprovados para perito criminal e fará novo concurso


Governo - PR chamará 35 aprovados para perito criminal e fará novo concursoA Secretaria de Segurança Pública vai chamar nos próximos meses 35 peritos criminais aprovados em concurso público e abrir novo concurso para suprir as necessidades do Instituto de Criminalística do Paraná. Desta forma, será possível dobrar o número de peritos criminais no Estado, passando de 300 para 600 - meta inserida no programa Paraná Seguro.
O edital do novo concurso está previsto para o mês de novembro. Grande parte das vagas será destinada para suprir a demanda no interior do Estado.
Além da contratação de mais pessoal, o Governo do Estado vai investir R$ 25 milhões em equipamentos para o Instituto de Criminalística do Paraná. A modernização, com novos aparelhos e laboratórios, possibilitará agilidade no trabalho e rapidez nos resultados dos exames realizados pela instituição.
Para descentralizar o trabalho, que hoje ocorre na capital, novos laboratórios serão entregues para as cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Também pelo Paraná Seguro, a Secretaria da Segurança Pública vai ampliar o número de seções técnicas do interior das atuais nove para 23 (uma para cada Área Integrada de Segurança Pública - AISP), nos próximos anos.
Novas sedes para o Instituto de Criminalística estão previstas para os municípios de Curitiba, Londrina e Maringá. Os projetos já estão em andamento. Neste ano, o Governo do Estado também promoveu a a recomposição salarial para a categoria, que representou aumento de até 60%.
A meta da Segurança Pública é transformar o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal do Paraná em centros de excelência no atendimento ao cidadão até o fim de 2014.
Aprovados - A contratação dos 35 peritos criminais remanescentes de concurso público será possível com a alteração da lei estadual número 14.678/2005, que reenquadra a progressão de carreira dos servidores. A mudança é uma reivindicação antiga da categoria, que se arrastava ao longo dos últimos anos e que será atendida pelo atual governo, com o envio de um anteprojeto de lei para Assembleia Legislativa do Paraná no mês de setembro.
Com a mudança, os peritos criminais que entrarem na instituição pela classe de acesso (a chamada 4ª classe) poderão progredir na carreira depois de sete anos, e não mais 15 anos, como ocorre atualmente. O mesmo período de progressão vale para peritos de 3ª, 2ª e 1ª classes (topo da carreira).
Ao liberar peritos da classe de acesso para a progressão na carreira será possível abrir as vagas para os 35 aprovados remanescentes.

Um comentário:

  1. Oi, pessoal! To olhando desde ontem a net a procura de QUANDO foi realizado esse tal concurso do qual serão aproveitados os 35 peritos. Sabem me dar uma pista de em QUE ANO esse concurso ocorreu? O concurso mais atual da polícia científica no PR até onde pude ver foi em 2007.. Valeu!

    ResponderExcluir