quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os ensinamentos da corrida para os concurseiros


Gente,
Estava lendo numa revista especializada em corridas (adquiri o vício maravilhoso de correr) uma reportagem sobre os 24 motivos para você correr. Um dos motivos era o seguinte: Não há derrotados. Basta chegar ao final, e você é um vencedor. 
Assim é nos concursos também. Quem se importa de passar na última colocação (desde que dentro das vagas)? Ninguém. Chegar lá, atravessar a linha de chegada, receber a medalha (no caso, a nomeação para o cargo)... Gente, é MARAVILHOSO!
É incrível como antes de passar num concurso você sempre acha que é incapaz. E nem sabe explicar direito por que continua estudando. No fundo, se você começou a estudar, sabe que é capaz, ainda que não consiga verbalizar. Se você conseguir verbalizar, fortalecerá ainda mais a sua auto-estima. É o poder da neurolinguística.
Conheço uma menina que sempre quis ser juíza, mas não ousava começar a estudar porque não conseguir ver-se como juíza, ver-se sendo aprovada num concurso tão difícil. Era coisa para gênios. Começou então a fazer terapia neurolinguística. Achei interessante e perguntei como era. A idéia é fantástica. Você tem que tentar imaginar-se naquela situação, para que passe a acreditar que são reais as suas chances de alcançar o que almeja. E verbalizar: Sou capaz! Vou passar! Mais interessante ainda achei o conselho da terapeuta para que ela, todos os meses, comprasse um litro de uísque dos melhores, com o intuito de usar todos eles no dia da festa de comemoração pela aprovação. Resultado: Ela tomou coragem para começar a estudar, e, depois de muito tempo e estudo, ela foi aprovada, não só para o cargo de juiz, mas para muitos outros.
Mas voltando à revista de corrida, você deve estar se perguntando: e se eu não cruzar a linha de chegada, serei então um derrotado? A questão é: a corrida termina antes de você cruzar a linha de chegada? Não. Você só vai deixar de estudar quando passar, demore o tempo que for. Daí, dizia a revista: Mesmo chegando em último, você recebe aplausos da torcida. Afinal, foi quem passou mais tempo correndo. Fantástico, não? Não se importe no que as pessoas estão achando do fato de você estar estudando a muito tempo, de ter sido reprovado em muitos concursos. Pense que simplesmente a corrida não acabou. Simples assim! E quando acabar, as pessoas vão pensar: Poxa, que pessoa persistente! Admirável! Afinal, foi quem passou mais tempo estudando.
Portanto, vá se preparando para a festa! Tente imaginar como será esse dia, como será tomar posse no cargo... Pense bastante, para que sua mente incorpore a idéia como algo concretizável. E corra para transformar seu sonho em realidade!
Beijão para todos vocês! 


Janaína NoletoMestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília. Professora de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo da Universidade Federal do Ceará, tendo também lecionado na graduação e nos cursos de pós-graduação na Universidade de Fortaleza, da Faculdade Farias Brito e da Faculdade Sete de Setembro. Procuradora Federal. Autora de diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, além da obra Coisa Julgada Inconstitucional, lançada em 2009 pela Editora Método, e Processo Civil: Questões Comentadas do CESPE, lançada este ano pela mesma editora.






Oferecimento:
 


                                                         

Um comentário:

  1. Opa, texto extremamente interessante e motivador! Adorei o blog parabéns, sou concurseira e acredito que se imaginar no cargo é a melhor forma de buscar materializar o desejo! Meu Uísque já está na estante da sala!

    http://momentodecuidar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir