quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O CAMINHO DAS PEDRAS


Diante de angustias e incertezas os concurseiros vão ficando pelo caminho... Sempre vão existir aqueles que desistem, mas que esse alguém não seja você. Para tentar ajudar aqueles que estão passando por tempos difíceis deixo por meio deste texto algumas palavras para reflexão.   
Resultados, talvez eles demorem mais do que o esperado, porém, são frutos de árdua jornada. Não há como plantar as sementes na segunda-feira a fim de colher frondosos frutos na terça, tudo que é grandioso nessa vida custa um preço caro...
No entanto, não podemos confundir a figura do difícil com a figura do trabalhoso, difícil é produto de um bloqueio mental que leva à desistência, ao sofrimento antecipado e ao desvio de postura de conquista.  
É possível, por meio de pequenas mudanças chegar-se ao infinito, acredite! O grandioso é feito de pequeníssimas coisas repetidas todos os dias. É preciso coragem, é preciso acreditar, é preciso foco. Estas palavras tantas vezes jogadas aos milhares em mensagens de internet, em textos de autoajuda, quem sabe se o que se considera clichê, se examinado da maneira correta, não teria uma força de mudança considerável?
Tornamo-nos aquilo que fazemos com frequência. O fazer é uma escolha do sujeito, da atitude mais admirável a mais lastimável. Pode-se escolher entre ser um agente de mudanças ou uma vítima do destino.
Acredite na ideia de ativismo pessoal, seja a mudança. Saiba prosseguir sem procurar culpados, entenda que problemas irão surgir constantemente, que você nunca terá uma situação de extremo conforto por prazo prolongado. Entenda que todo esse processo faz parte da vida.
Aquele que espera o dia ideal para começar algo pode correr o risco de nunca começá-lo. Do mais afortunado ao mais pobre, todos têm problemas, o diferencial daqueles que serão bem sucedidos está nas respostas que os mesmos dão à vida.  
Fazer escolhas começa quando você decidir que é a hora! Pare de procurar boas desculpas para justificar o porquê você não está onde gostaria. Tenha a responsabilidade de quando procurar um culpado para apontar o dedo, que essa pessoa esteja atrás do espelho, olhando-te olho no olho, e dizendo: ’’ cansei, cansei de tantos ’bons motivos’ para deixar de ir atrás do quero conquistar, não aguento mais colocar a culpa no dinheiro, na falta de tempo, na falta de estrutura familiar; admito ser o culpado!’’
Por mais que pareça difícil, tenha certeza que uma paz interior ira lhe consumir quando isso acontecer, pois se a culpa reside em você, basta mudar uma coisa pra que consiga chegar onde queres, mude a si mesmo!
Entenda que essa mudança está nas pequenas coisas rotineiras como, quanto tempo estou dormindo? Como estou me alimentando? Será que não é excessiva a quantidade de prazeres momentâneos que estou tendo? Quanto tempo gasto diariamente trabalhando em meu projeto de vida? Lembre-se, o que você sonha em ser você está se tornando agora.
Você fará centenas de curso, comprará centenas de livros, assistirá centenas de palestras, mas enquanto não perceber que a mudança deve acontecer de dentre pra fora, os resultados serão pequenos, e muitas das vezes, insuficientes.
Acredite em você, saiba que passar por dificuldades é normal, não enxergar resultados imediatos é normal, é uma estrada longa, mas uma coisa é certa, ninguém nunca se arrepende de dar o melhor de si por um sonho, por que a pessoa que assim o fez, conseguiu!
Quem vos fala é alguém que ainda não conquistou grandes feitos, mas carrega na consciência a certeza do sucesso, não por ser melhor do que qualquer pessoa, mas por trabalhar por um sonho todos os dias.  


Diego Lacerda dos Santos- Possui graduação em Direito (2012), aprovado no VI exame de ordem (2012), Contribui com materiais auxiliares de estudo (material disponível no blog ‘assim passei’).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário