segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ministério da Fazenda: Minuta do edital de técnico administrativo já está pronta

Já está pronta a minuta do edital do concurso para 1.026 vagas de assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda (nível médio). De acordo com o órgão, o edital será divulgado até o fim deste mês (há prazo até maio, conforme estabelece portaria do Ministério do Planejamento). A publicação do documento, no entanto, depende ainda de algumas definições, como a composição do programa e a distribuição das vagas. Na última segunda-feira, dia 16, o ministério informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que ainda não foi concluído o trabalho de levantamento da demanda nos 25 estados que receberão as vagas do concurso, entre eles, o Rio de Janeiro, que poderá contar com a maior oferta. Apesar disso, o edital deverá sair mesmo nos próximos dias. 
O cargo de assistente técnico-administrativo é aberto a quem possui pelo menos o ensino médio completo e proporciona estabilidade e remuneração inicial de R$3.175,82, já incluindo o auxílio-alimentação, de R$373. A carga de trabalho é de 40 horas semanais. Na seleção que será aberta, a maioria das vagas será, a princípio, para trabalhar na Receita Federal, havendo oportunidades também para lotação na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e em Superintendências de Administração do Ministério da Fazenda (SAMFs). As nomeações estão previstas para ocorrerem até o início de junho do ano que vem, de acordo com o ministério.
Nos dois concursos já realizados para o cargo de assistente, em 2009 e 2012, os candidatos foram avaliados somente por meio de provas objetivas. Especialistas na área orientam os interessados em concorrer a uma das 1.026 vagas a estudarem com base no programa do último seleção. Na ocasião, foram cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Arquivologia e Gestão Pública. Alguns indicam também o estudo de Direito Previdenciário e Direito Tributário, cobrados no concurso de 2009, que também ofereceu vagas para atuação na Receita Federal.
Conforme levantamento feito pela FOLHA DIRIGIDA, no concurso de 2009, o que mais se assemelha ao previsto para a nova seleção, foi necessário conquistar no mínimo de 80,8% a 89,2% dos pontos das provas objetivas para se classificar dentro do número de vagas (2 mil naquela ocasião). No Rio, para onde foram oferecidas 214 vagas, o desempenho mínimo necessário foi de 86,7% dos pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário