quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PM-RJ: Saiu novo edital para 6 mil vagas

Após quase cinco meses de espera, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) divulgou o novo edital do concurso para 6 mil vagas de soldado, trazendo o cronograma da primeira etapa da seleção. As inscrições serão aceitas a partir desta quarta, dia 18, até 16 de janeiro, no site da Exatus, organizadora. As provas objetivas e a redação estão programadas para o dia 23 de fevereiro.
Para concorrer, é necessário ter o nível médio ou concluí-lo até a data prevista para a pesquisa social. Além da escolaridade, também são requisitos: carteira de habilitação (exceto a categoria A), altura mínima de 1,60m, para mulheres, e de 1,65m, para homens, e idade entre 18 (na matrícula) e 30 anos (até o fim do período de inscrição). A remuneração inicial é de R$2.382,89 mensais. Das 6 mil vagas oferecidas, 5.400 são para homens e 600 para mulheres. Conforme lei estadual, 20% das vagas são destinadas a negros e índios. Em virtude da natureza do cargo, não há reserva para portadores de deficiência.
Após preencher a ficha, o candidato deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa, de R$100, em qualquer agência bancária. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar os computadores disponíveis no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), entre 9h e 17h, de segunda a sexta (exceto feriados). Pedidos de isenção da taxa serão aceitos nos dias 18, 19 e 20 deste mês pelo site da organizadora. A documentação que comprove a carência socioeconômica deverá ser encaminhada, via Sedex ou Aviso de recebimento (AR), para a Exatus. O resultado das isenções está programado para o dia 6 de janeiro.
O concurso constará de sete etapas, sendo a primeira o exame intelectual, com duração de cinco horas. O candidato deverá optar em qual cidade realizará, de acordo com o item 5.8 do edital. A prova objetiva será composta por 40 questões, distribuídas por Português (dez), História, Geografia, Sociologia, Informática, Legislação de Trânsito e Direitos Humanos (com cinco questões cada). Também haverá redação, entre 20 e 30 linhas. Só serão corrigidos os textos dos 30 mil primeiros classificados.
A segunda etapa será o exame psicológico, eliminatório, tendo como objetivo aprovar os candidatos que possuem funções mentais e habilidades específicas, além de características de personalidade compatíveis com o cargo. A terceira fase constará de exame antropométrico, cuja avaliação será feita através do Índice de Massa Corporal (IMC). Já o exame físico (4ª etapa), de caráter eliminatório, constará das seguintes provas: os homens farão tração na barra fixa (duas repetições), 35 abdominais tipo remador e corrida de 2.200 metros em 12 minutos. Já para mulher serão cobradas 15 flexões de braços e antebraços, 25 abdominais tipo remador e corrida de 1.800 metros em 12 minutos. Ainda haverá teste toxicológico, exame médico e investigação social e documental (5ª, 6ª e 7ª etapas, respectivamente).
 
Serviço
Inscrições online: www.exatuspr.com.br
Posto de inscrição: Centro de recrutamento e Seleção de Praças (CRSP) - Avenida Marechal Fontenelle, n.º 2906, Sulacap, Rio de Janeiro, RJ
Envio da documentação para isenção da taxa: Exatus Promotores de Eventos e Consultoria - Rua Sinop, 631, Iporã, Centro, Paraná, CEP: 87.560-000 

Anexos

TítuloDataTipo
17/12/2013PDF
FONTE: FOLHA DIRIGIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário