segunda-feira, 16 de abril de 2012

SABER ESPERAR


É uma grande virtude. Infelizmente nunca nos ensinaram sobre o valor e os benefícios da espera paciente. Insistimos em querer apressar os acontecimentos para atender nossos desejos e ansiedades. Vivemos na cultura do imediatismo que nos traz várias consequências ruins. Não é à toa que um velho ditado diz: ‘O apressado come cru’

Quatro segredos para aprender a SABER ESPERAR:

·       Primeiro - Ter humildade. A falta de humildade e a arrogância são dois grandes responsáveis pela falta de paciência. Perceba que existe uma correlação entre status e a espera. Pessoas de status superior geralmente não sabem esperar, arranjam logo um pistolão para furar fila ou pegar o melhor lugar.


·             Segundo - Ter Confiança. Em si mesmo e na vida. Precisamos ter autoconfiança e ter consciência de que fizemos a nossa parte, e que o restante é com a vida. É preciso desenvolver a fé.

·         Terceiro: Manter o Foco, estabelecer o objetivo e não o prazo. Faça a sua     parte independente das coisas estarem acontecendo como você imaginava ou não. Nem sempre é possível realizar o que queremos no prazo que desejamos, mas isso não quer dizer que o queremos realizar seja impossível.


·          Quarto – Desenvolver a Inteligência emocional-  é saber lidar com suas    emoções e sentimentos, tendo capacidade de resistir aos impulsos e ao prazer imediato em nome de um propósito futuro.
        Por exemplo, é importante resistir o impulso de gastar todo seu dinheiro quando você deseja economizar para comprar um carro no futuro. É importante resistir ao impulso de comer demais quando você deseja se manter em forma.
        Os desejos despertam as emoções, que nos leva a agir de imediato para a satisfação desses desejos. A inteligência e o amadurecimento emocional é que nos possibilitam educar e conter estes impulsos.


A Inteligência emocional é a base do autocontrole, que permite que você faça promessas a você mesmo e tenha condições de cumpri-las. Quem não tem essa aptidão têm muitas dificuldades para atingir metas, principalmente as de longo prazo. São impulsivas, e não conseguem educar seus impulsos em prol de algo melhor no futuro.


Alexandre Maia
Preparo emocional para concursos



Alexandre Maia, Psicólogo, com especialização em Psicoterapia Breve, Gestalt Terapia e Terapia Cognitivo Comportamental. Autor, com três livros publicados na áreas de auto-conhecimento “Assim dizia o velho ditado” Editora Lacerda; e “Se conselho fosse bom...” Editora Maud; "Preparo Emocional para passar em provas e concursos" Editora Impetus. Coaching com especialização em Coaching Executivo, live Coaching, Emotion Coaching e criador do Coaching Vital onde aplica tecnicas de Coaching e Terapia Cogniiva Comportamental aliada a práticas de respiração, relaxamento e tecnicas vibracionais exclusivas.

                           Oferecimento:




Nenhum comentário:

Postar um comentário