quarta-feira, 11 de abril de 2012

Título em redação


Vamos falar de um assunto que eu considero “bobinho”, mas que causa insegurança e dúvida em muitos concursandos: o título na redação. A regra que passarei vale para TODAS as bancas, ok? 
Geralmente, você só colocará título quando ele for EXPRESSAMENTE SOLICITADO. Essa solicitação pode estar expressa, necessariamente, em dois documentos: (1) no edital de abertura do concurso e/ou (2) nas orientações constantes da sua prova discursiva. Por isso, você deve prestar muita atenção a esses dois documentos SEMPRE.
Caso não haja nenhuma especificação expressa de que o título é elemento imprescindível para a elaboração da redação, você não vai colocá-lo de forma alguma. Se você colocar título, quando não for expressamente solicitado pela banca, corre o risco de perder pontos desnecessariamente ou ser desclassificado. O CESPE, por exemplo, entende a colocação de título em provas nas quais ele não o solicitou como linhas inválidas, ou seja, linhas que não serão computadas como válidas. Dependendo do caso, o CESPE e outras bancas entendem o título, quando não solicitado, como marca identificadora, o que desclassifica sua prova. As duas opções são ruins para a sua aprovação.
Normalmente, as bancas de maior vulto não solicitam que você coloque título na redação. Raras vezes isso vai ocorrer. Além disso, em questões discursivas técnicas é quase improvável que alguma banca cobre a colocação de título.
Essas informações que passo a vocês estão baseadas em um levantamento gigantesco, que realizei, de TODAS as provas discursivas (redações, questões discursivas e peças técnicas) aplicadas entre os anos de 2006 a 2011 pelas maiores bancas (CESPE, ESAF, FCC, FGV, CESGRANRIO e FUNIVERSA). São quase 2 mil provas! Esse material logo será disponibilizado. Além disso, essa enorme pesquisa resultou em um livro completo de Produção de Texto Dissertativo que será lançado em breve.
O que está combinado entre nós é que SÓ SERÁ COLOCADO TÍTULO QUANDO HOUVER SOLICITAÇÃO EXPRESSA DA BANCA (no edital e/ou na prova discursiva), OK?
Para complementar, indico que vocês ouçam um podcast que eu gravei. Para isso, acesse: http://www.gengibre.com.br/cast/V1EADBBPB0.
E aí, alguma dúvida? Não fique envergonhado(a), escreva-me!
Abraço forte a todos!
Profa. Vivian Müller.
Vivian Müller - Professora de Língua Portuguesa (Produção e Análise Textual), Direito (Administrativo, Constitucional e Internacional) e Comércio Internacional. Bacharel em Direito. Atualmente, cursa Mestrado em Linguística pela UnB. Nessa mesma instituição, também cursou Mestrado em Relações Internacionais. Leciona há quatro anos em cursos preparatórios para concursos.
E-mail: profa.vivianmuller@gmail.com.
Twitter: @Vivian_Muller .
Contato profissional: (61) 3201.8857.




Um comentário:

  1. ola eu coloquei titulo na prova da caixa cesgranrio nao falava nada de titulo...coloquei pois minha professora de cursinho disse q era pra por!!e agora??

    ResponderExcluir