sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Educação-SP: Governador anuncia concurso para 1.450 vagas de diretor

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai realizar um novo concurso público para o preenchimento de 1.450 vagas no cargo de diretor de escola. Para participar da nova seleção o candidato deverá ter licenciatura em pedagogia, ou pós-graduação na área de educação, além de ter no mínimo oito anos de experiência como efetivo no exercício do magistério. Não é preciso estar em atuação na rede estadual. A remuneração inicial para diretor é de R$3.552,34, para uma jornada de 40 horas semanais. O novo edital será divulgado ainda este semestre.
O anúncio da abertura do concurso foi feito pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 1° de agosto, durante a inauguração da Escola Estadual Vila Yolanda IV, localizada na zona leste da capital paulista. “Um bom diretor faz toda diferença numa escola: ele precisa ser envolvido com a comunidade e dedicado à escola e ao ensino”, observa Alckmin. “Esse concurso tem uma inovação: o diretor será submetido ao conselho escolar após terminar os cursos de formação. Nós queremos professores bem preparados, que tenham vocação e se dediquem à escola”, completou o governador.
Os novos diretores, aprovados na seleção, deverão frequentar dois cursos de formação com duração de seis meses antes de atuar nas unidades de ensino. Os novos profissionais já devem ingressar na rede no início de 2014. Após o curso, os diretores devem apresentar um plano de trabalho específico para a escola em que vão atuar. A aprovação nesta etapa também será condicionada à frequência. Simultaneamente ao período de formação, o diretor passa por um estágio probatório com duração de três anos, período em que os profissionais vão receber orientações sobre a função de gerenciamento de recursos humanos e estratégias de ensino. Após o estágio, todos os gestores passarão ainda por avaliações anuais feitas pelo conselho escolar.
"Nosso objetivo é transformar a avaliação em gestão de desempenho, com a perspectiva de apoio a esses diretores. Aumentamos as exigências do processo de ingresso e fortalecemos os profissionais com cursos, além de permanente acompanhamento", declarou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, por meio de sua assessoria de imprensa. O último concurso para o cargo foi realizado em 2007. Na ocasião a oferta foi de 90 vagas, para um total de 40.235 inscritos divididos por 76 cidades de todo o estado, com destaque para a capital. A organizadora foi a Fundação Cesgranrio.
As novas contratações fazem parte de um pacote de investimentos no valor de R$176 milhões para ampliação da rede estadual de ensino No total, serão 60 novas escolas estaduais entregues até o final do ano, com capacidade para atender mais 58 mil alunos. "A ampliação da rede estadual de ensino é uma das prioridades da Secretaria e um compromisso assumido por esta gestão. As novas unidades ampliam ainda mais o acesso da população à educação em todo Estado de São Paulo, um ganho para todos os paulistas", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário