sábado, 28 de junho de 2014

Concurseiros devem ser manter motivados e em preparação constante

Um dos maiores dilemas hoje entre concurseiros é conseguir estudar para inúmeras matérias ao mesmo tempo, pois se isso não for bem administrado pode gerar cansaço e comprometer o desempenho. Além disso, é preciso persistência para ir até o fim, ou seja, até a nomeação.
Não é raro encontrarmos candidatos que participam da primeira fase de um concurso, acham que foram mal e sequer vão fazer a segunda fase, ou então não possuem um mínimo de confiança, o que pode comprometer a prova. Contudo, se uma prova estiver realmente muito difícil, espera-se que ela o tenha sido para todos os inscritos ou grande parte deles. Existem provas tão difíceis que alguns candidatos não conseguem sequer cumprir o mínimo exigido pela banca examinadora.
Quando um candidato está bem preparado, a avaliação tende a ser muito rigorosa e é exatamente pelo fato de possuir alto grau de conhecimento dos conteúdos. Cabe lembrar que, este ano mesmo com a Copa do Mundo e as eleições teremos muitos concursos, o que é favorável a quem já se encontra estudando. O que pode não ocorrer são as nomeações, porém, o início do próximo ano elas já estarão às portas. Concurso é uma fila, na qual quem não desiste consegue chegar ao topo da fila e ser nomeado. Portanto, se alguém desistir no meio da trajetória, ele volta para o final da fila e precisa começar tudo de novo.

O candidato precisa fazer constantemente análises do seu empenho nos estudos e verificar quais os pontos fracos que precisa reforçar. Assim, é essencial que o candidato vá até o fim da prova com plena disposição de ser aprovado, independente do que encontrar pela frente. Não se perde jogo antes de a partida terminar. Lembrando que, o resultado válido é aquele conhecido quando for oficialmente publicado pela instituição organizadora do concurso. Qualquer avaliação antecipada é mera especulação de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário