segunda-feira, 9 de junho de 2014

Desigualdades entre o atendimento de empresas privadas e do serviço público


Motivados e impulsionados pela instabilidade no mercado de trabalho, onde não se tem mais certeza alguma do amanhã em relação ao emprego, a busca da grande maioria dos brasileiros passou a ser ingressar na carreira pública, pois assim conquistarão segurança, estabilidade no trabalho após três anos trabalhados, algumas regalias que o serviço público oferece e ainda a possibilidade de obter bons salários (pois existem cargos que a remuneração pode ultrapassar R$ 10.000,00). A comodidade de ser funcionário público sempre chamou a atenção dos trabalhadores, mas nos dias de hoje é o sonho de muitos, mas também é cada vez mais concorrido.
Mas será mesmo uma boa escolha?
Levanto essa questão por muitas vezes me deparar com situações onde os funcionários de órgãos públicos são mal humorados, que atendem a população com certa desconsideração, como se estivessem fazendo um favor ao povo, mas não é essa a realidade, pois a população que financia seus salários através do recolhimento de impostos, taxas e contribuições.
A aprovação nos concursos  públicos não se dá da noite para o dia. É uma trajetória longa de árduos períodos de estudos. Existem centros educacionais com turmas e professores especializados a dar aulas para aqueles que sonham em passar em concursos  públicos e essas aulas não são baratas, é um investimento alto e exige muita disposição de tempo e determinação nos estudos.

Se não é fácil, custa caro e exige muito trabalho para provação em um concurso  público e a validação para exercer o cargo vem repleta de vantagens e benefício, por que o atendimento público é tão diferente do privado? A diferença é vista sem grandes análises, basta ir a um banco privado e depois a um público que se constata a distinção. A situação é apresentada de maneira contraditória, pois os concursados deveriam estar mais felizes e satisfeitos com suas posições, pois estão onde batalharam para estar e não onde foram obrigados a trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário