terça-feira, 10 de junho de 2014

Situações que fazem concurseiros desistir de passar em concursos públicos

Muitas pessoas pensam que a vida de “concurseiro” é fácil, mas estão muito enganados, os concurseiros sofrem diversas pressões  que muitas vezes levam à desistência do sonho de ser efetivado em uma instituição pública. Essas pressões estão relacionadas quase sempre à cansaço, dificuldades financeiras ou pressões familiares.
Um dos grandes motivos que fazem alguns concurseiros desistirem de seu sonho é a frustração que aparece quando não se vê resultados obtidos através de um esforço. Antes de entrar para o mundo dos concursos públicos é necessário compreender que investir tempo de estudo para passar em concursos não é do dia para noite, mas sim um projeto de médio ou longo prazo. É necessário que a persistência vença a frustração e que se entenda que é necessário continuar tentando. Essas frustrações trazem um cansaço extremo ao candidato que tem que recomeçar todo o ciclo de estudos para o próximo desafio.
O concurseiro precisa ter em mente que ele já percorreu um caminho bastante árduo e desistir agora será mais frustrante do que permanecer tentando.
Outra situação que assola o concurseiro e induz muitas vezes para a desistência são as pressões do meio em que vivemos. Pressões de familiares ou amigos que muitas vezes não entendem ao certo a falta da presença do concurseiro em reuniões ou em momentos de lazer, ou estão bastante empolgados que quando o concurseiro não passa em algum concurso jogam toda uma energia de pessimismo e chegam até a lançar frases como: ”Você vai continuar tentando? Sai fora dessa”.
Mas a campeã de todas as desculpas para uma desistência é a falta de dinheiro que traz consigo um sentimento de insegurança e até vergonha. Quando os recursos financeiros começam a se esgotar é um grande desestimulante para quem deseja continuar na vida de concursos, pois, cursos, materiais, passagens, inscrições exigem de recursos financeiros e na falta deles a situação complica.
É importante o concurseiro levar em conta que ele já estava com problemas financeiros antes desse momento e que ele está justamente lutando por uma oportunidade melhor de vida.
Procure soluções e continue persistindo no sonho de ser efetivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário