quinta-feira, 2 de maio de 2013

CESPE aplicará novo modelo de prova

O Cespe/UnB, um dos maiores e mais respeitados organizadores de concursos públicos do país, anunciou que vai dar início a um novo modelo de aplicação de provas objetivas nos concursos sob sua responsabilidade.
O Centro vai adotar a partir do segundo semestre o uso de computadores para os candidatos realizarem os exames, por meio de Testes Adaptativos Computadorizados (CAT, em inglês), abandonando o caderno de questões em papel.
O software desenvolvido pela equipe de tecnologia do Cespe/UnB foi adaptado a partir das provas de Proficiência em Inglês Instrumental realizadas para alunos da Universidade de Brasília, e está em teste para que possa ser instalado com segurança em redes de computadores em diferentes cidades e Estados, de acordo com cada concurso.
Basicamente, o novo sistema funcionará com um banco de dados, no qual para cada candidato serão "sorteadas" determinadas questões - um algoritmo é criado para sequenciar as perguntas - e de acordo com o desempenho obtido pelo candidato em cada resposta certa ou errada, ele avança para um nível de dificuldade menor ou maior nas questões seguintes. Ou seja, de acordo com o Cespe, o novo método poderá calcular e avaliar a proficiência do candidato de forma dinâmica.
Consequentemente, não haverá divulgação de gabaritos e ao final da prova, cada candidato será informado do seu nível de proficiência. Vale ressaltar que a prova continuará sendo presencial, em locais definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário