quarta-feira, 1 de maio de 2013

TRT-SC: Edital a qualquer momento. Vagas para técnico e analista

O novo concurso para servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região, em Santa Catarina (TRT-SC) está próximo de ser iniciado. Após a assinatura do contrato entre o orgão e a Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora, o edital deve ser divulgado em breve. A oferta de vagas será para os níveis médio e superior, segundo informou a Assessoria de Comunicação Social do tribunal. Entretanto, o quantitativo exato de vagas e as áreas ainda não foram informados.
Os salários, de acordo com a Lei 12.774/2012 sancionada pela Presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012, são de R$4.635,02 para técnico judiciário (nível médio), e R$7.566,41 para analista (superior). Mesmo sem a previsão de divulgação do edital os futuros candidatos devem se preparar desde já, com base no edital anterior já que a banca será a mesma, segundo aconselha a professora Jociane Louvera, do curso Central do Concurso.
"Ter a mesma banca do último concurso significa que o candidato deve estudar com base no edital anterior e de preferência aproveitar as questões das provas anteriores como forma de exercitar o conteúdo teórico. A banca FCC costuma trabalhar com a letra da lei e em algumas oportunidades, com julgados dos tribunais superiores, de forma que os candidatos devem estar atentos e antenados com os dispositivos legais de cada matéria e com as decisões do STJ, STF e TST", ressalta.
No último concurso, realizado em 2010, foram oferecidas 13 vagas, sendo sete destinadas para técnico judiciário, na área administrativa, e seis para analista judiciário, na área judiciária, aos graduados em Direito. A seleção obteve mais de 27 mil inscritos, que foram avaliados por meio de prova objetiva, que consistiu de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Redação.
De acordo com a professora Jociane, os temas cobrados nesta última seleção são compatíveis com as atividades exercidas pelos concursados. Por isso, ela acredita que não haverá exclusão de qualquer uma das disciplinas cobradas. Mas ressalta: "Todavia, é possível a inclusão de alguma matéria específica, tal como Direito Civil e Direito Processual Penal, para os analistas judiciários, especialidade Execução de Mandados."
Na última seleção os candidatos ao cargo de técnico fizeram 60 questões, sendo 30 de cada tema, enquanto os que concorriam ao cargo de analista fizeram 70 questões. Em ambas as avaliações, a disciplina Conhecimentos Específicos teve peso maior. A disciplina abordou Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Noções de Gestão Pública, para os analistas. Já para os técnicos foram cobradas as noções dos mesmos temas.
Aos que ainda não iniciaram os estudos, a professora orienta: "Quem ainda não começou a estudar deve, imediatamente, procurar um bom curso e fazer aulas de teoria, em seguida preparar-se em turmas de exercícios, de preferência, fazendo questões das últimas provas feitas pela FCC, pois assim o candidato começa a se identificar com a  banca examinadora. E, quem já começou a estudar, essa é a hora de intensificar os estudos. O momento é ideal para se fazer simulados, o que auxilia o candidato quanto ao tempo necessário para cada questão, pois a qualquer momento o edital pode ser divulgado."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário