segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dicas de memorização para concurso público

Muitas pessoas que começam a estudar para concursos públicos, mas tem dificuldades de memorização de todas as matérias. Neste texto há algumas dicas para aumentar essa capacidade e o candidato conseguir se sair bem nas provas.
Segundo o idealizador do Instituto de Otimização da Mente, Juarez Ângelo Lopes, afirma que não há problemas de memorização e sim de acesso à memória. Tudo que olhamos, sentimos e ouvimos memorizamos, mas muitas vezes ficamos inacessíveis a essas memórias.
A melhor forma de ter acesso à memória é associar o que precisamos com outras coisas.  Lopes diz que a melhor coisa é pegar a primeira letra de todas as palavras de um mesmo assunto e formar outra para a memorização. É o caso dos princípios da administração pública. LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Assim, ninguém mais esquece.
Contudo, antes de usar as iniciais de várias palavras para formar uma, o candidato precisa saber do assunto. A melhor forma de aprender alguma matéria, segundo Lopes é reescrever textos dos autores. O aluno precisa colocar o tema estudado de forma organizada, em que o cérebro vai entender e conseguir trabalhar em cima daquilo.
Ler os textos e fazer um resumo reescrevendo tudo aquilo que foi entendido é um bom aprendizado. Porém, para que o texto fique realmente organizado, precisa-se de um tema, uma apresentação, o desenvolvimento e a conclusão.
A melhor opção que o aluno tem para estudar uma matéria é a entendendo, ao invés de decorar. Se o candidato decora e cai uma pergunta igual ao que ele decorou, o candidato acerta. Caso algumas palavras são alteradas, o candidato não saberá fazer a questão e o risco de errar é muito grande.
Quando o aluno aprende, ele memoriza e não esquece, mesmo se uma questão perguntar sobre um mesmo assunto de várias formas diferentes. E, para passar em um concurso público, não basta isso. O candidato precisa dedicar um tempo de estudos todos os dias para que a matéria se fixe e assim fique memorizada de forma acessível no cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário