sábado, 31 de maio de 2014

Polícia Civil-RJ - Papiloscopista: preparação do edital está na reta final. R$4.995 mensais

Cresce a expectativa pela divulgação do edital do concurso para papiloscopista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Segundo informações da diretora da Academia de Polícia, delegada Jéssica Almeida, o certame ainda encontra-se sob a responsabilidade do setor jurídico da polícia. No entanto, de acordo com Georges Toth, um dos responsáveis pelo setor de Recrutamento da corporação, na última reunião com o setor jurídico, houve uma pressão para que o documento seja divulgado o mais rápido possível. A publicação pode ocorrer já na próxima semana.As inscrições para o concurso deverão começar logo após a divulgação do edital. Por este motivo, os interessados em ingressar na Polícia Civil devem manter o foco nos estudos. A previsão era de que as provas fossem aplicadas em 27 de julho, porém, em virtude desse atraso, é muito provável que a data seja alterada. As 100 vagas a serem abertas poderão ser disputadas por candidatos que tenham nível superior em qualquer área e carteira de motorista na categoria B. Os vencimentos atuais do cargo são de R$4.995,32 mensais. A contratação ocorrerá pelo regime estatutário, que assegura estabilidade ao servidor.
Ainda de acordo com a delegada Jéssica Almeida, os candidatos podem tomar como base de estudo o programa do concurso de oficial de cartório, que está em andamento. Porém, ela destacou que alguns tópicos ou disciplinas poderão ser diferentes ou terem uma abrangência maior. “A parte de Informática será bastante diferente, pois o papiloscopista precisa de conhecimentos mais aprofundados”, adiantou a delegada.


À espera do acréscimo de vagas
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro é considerada a mais moderna do Brasil, entretanto, para manter o posto, é necessário uma peça fundamental: um efetivo que acompanhe essa evolução. Para isto, os concursos públicos são fundamentais. Recentemente, um concurso para oficial de cartório foi aberto e já se encaminha para as próximas etapas, o que significa a entrada de 750 novos policiais. Em paralelo, a ansiedade pela divulgação do concurso para 100 vagas de papiloscopista só faz aumentar. O número de servidores, no entanto, não será o suficiente para suprir as carências da Polícia Civil.
“O concurso foi autorizado em 2007, e o número de vagas foi dimensionado naquela oportunidade. Nós consideramos que esse número hoje é insuficiente. Então, há algumas possibilidades. Uma delas é trabalharmos junto ao governo do estado, após a aplicação da primeira fase do concurso, o aumento de vagas, como aconteceu com o concurso de inspetor, que começou com 600 vagas e passou para 1.200. Há uma disposição do governador nesse sentido, que tem sido parceiro em todas as demandas da Polícia Civil. E a outra possibilidade é, em caso de não autorização governamental para aumentar as vagas, realizar outro concurso”, revelou a delegada Jéssica Almeida em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDAPara aqueles que desejam se preparar para o concurso de papiloscopista, a delegada faz um alerta. “O recomendado é que na parte de Noções de Direito os candidatos tenham contato com o edital de oficial de cartório que está na rua, porque foi todo revisto pelas bancas examinadoras e a organizadora do concurso é a mesma. Então, as partes de Português e Direito, por exemplo, que foram revistas, estão mais atualizadas. E algumas especificidades podem ser encontradas no último edital. Naturalmente, os conteúdos serão atualizados, mas o último concurso e o de oficial podem ser bons guias para a orientação do estudo desses candidatos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário