sábado, 27 de julho de 2013

MP-SP: Concurso em pauta para 353 vagas de auxiliar de promotoria

O Ministério Público do estado de São Paulo (MP-SP) realizará novo concurso público para o cargo de auxiliar de promotoria I. A expectativa é de que sejam oferecidas 353 vagas, que estão sendo criadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp-SP), por meio de Projeto de Lei 352/2013 (PL 352/13). Segundo informações obtidas junto a responsáveis pelo setor de recursos humanos do órgão, embora exista concurso recente para o cargo, realizado em 2011, o número de remanescentes não será suficiente para suprir a necessidade após a aprovação do projeto e sanção do governador Geraldo Alckmin, criando efetivamente as vagas. A expectativa é de que os preparativos do concurso ocorram a partir de setembro, quando será encerrada a validade do concurso anterior, caso a criação das novas vagas já esteja sancionada. Para concorrer é necessário possuir ensino fundamental completo. O salário inicial é de R$1.982,78, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Atualmente, o projeto, entregue pelo procurador geral do Estado, Márcio Elias Rosa, em 6 de junho, está na Comissão de Constituição e Justiça e redação da Alesp, onde foi recebido no último dia 17. O projeto também cria mais 983 vagas, sendo 675 para o cargo de analista de promotoria I, 221 para oficial de promotoria e 87 para auxiliar de promotoria III (motorista). Porém, segundo responsáveis pelo setor de RH, no caso de oficial e auxiliar III ainda existem remanescentes do último concurso para preenchimento dessas vagas. Já as 675 vagas de analista de promotoria deverão ser preenchidas por remanescentes de outro concurso em planejamento, que deverá contar com uma oferta inicial de 94 vagas, que correspondem à necessidade imediata.
No caso de auxiliar de promotoria, após a criação das vagas deverá ser definida para quais áreas de atuação serão destinadas, uma vez que a carreira abrange uma série de atividades. A expectativa é de que sejam mantidas as do concurso anterior, que foi nas áreas administrativa, pedreiro e marcenaria. Quem pretende participar, já pode iniciar a preparação, com base no conteúdo programático do concurso de 2011. Na ocasião foram registrados 6.499 inscritos para a oferta inicial de 25 vagas. Para o próximo, a expectativa é de que a demanda seja muito superior, em decorrência da maior oferta. Na ocasião, a organizadora foi a IBFC.
Para auxiliar na área administrativa, a prova contou com 60 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 20 de Conhecimentos Gerais e Atualidades, com peso dois para Português e Matemática e um para Conhecimentos Gerais. Para as áreas específicas, de marcenaria e pedreiro foram 45, sendo 15 de Língua Portuguesa, dez de Matemática e 20 de Conhecimentos Específicos. Para estas opções o concurso contou com uma segunda fase, de cunho prático. As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário.

ATRIBUIÇÕES
Quem pretende concorrer ao cargo de auxiliar, na área administrativa, pode conhecer as atribuições da carreira. Cabe ao servidor da área recepcionar, informar e encaminhar pessoas, observando as normas e regras, receber, transportar, encaminhar e arquivar documentos, processos e correspondências, bem como executar lavagem, lubrificação, abastecimentos e tarefas à manutenção de veículos motorizados; executar serviços de telefonia, manejar elevadores, transporter, arrumar e remover móveis e utensílio, bem como preparar cafés de lanches.
   

Um comentário:

  1. estou indignada com o ministerio publico desde 2009 até 2013 nao foi realizado nenhum concurso de auxiliar de promotoria 1 e já expirou o prazo como assim e aqueles que foram aprovados foram mais de 20000 pessoas que como eu estudei paguei curso e estou na fila agora diz que fara outro concurso em breve e nao vai chamar as pessoas que passaram como assim ??? cade a credibilidade o respeito pelo cidadao o proprio mp sp nao esta tendo este respeito

    ResponderExcluir