segunda-feira, 29 de julho de 2013

MPU: Edital pode sair até quarta, 31. Serão 240 vagas, mais cadastro

O edital do novo concurso para técnico e analista do Ministério Público da União (MPU) pode ser divulgado a qualquer momento. O órgão espera finalizar o documento em breve, para que possa publicá-lo até esta quarta-feira, 31, ou, no máximo, nos primeiros dias de agosto. A seleção deve contemplar cerca de 280 vagas, além de cadastro, em mais de 40 áreas (ver abaixo), nos níveis médio, médio/técnico e superior. O MPU demonstra extrema pressa em realizar o concurso, haja vista a carência de servidores no órgão, principalmente nos seus dois maiores ramos: Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).Assim como nas duas últimas seleções, o Cespe/UnB será o responsável pela organização do novo concurso. De acordo com o MPU, as vagas serão disponibilizadas em todo o país, levando em consideração a necessidade dos cargos em cada estado. Atualmente, os técnicos do MPU recebem remuneração de R$5.285,16, e os analistas, R$8.216,55. De acordo com fontes internas ligadas ao MPU, há uma discussão sobre as datas do concurso, uma vez que o órgão não deseja que o dia da prova coincida com o de outras seleções previstas neste segundo semestre. Sobre este assunto, o presidente da comissão do concurso, procurador Bruno Calabrich, explicou à FOLHA DIRIGIDA que a medida é para não prejudicar os milhares de candidatos esperados.
As inscrições devem ser iniciadas alguns dias após a divulgação do edital. No momento, o órgão também busca definir os valores das taxas que serão cobradas por nível de escolaridade. O MPU deseja que o cronograma do concurso seja enxuto, de modo que dê tempo de convocar ainda em 2013 ao menos os aprovados dentro do número de vagas estipulado no edital. Estima-se que o concurso será dividido em etapas objetivas, práticas e discursivas, sendo a segunda somente para algumas especialidades de técnico, e a última, exclusivamente para analista. Também está prevista a atualização do conteúdo programático da seleção, com o objetivo de adequar o programa cobrado à realidade dos cargos. O último certame com características parecidas com este novo ocorreu em 2010.
O Ministério Público da União é formado por quatro ramos. São eles: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A contratação para o órgão é pelo regime estatutário, com garantia de estabilidade.


Veja as especialidades do concurso

Analistas
Apoio Técnico Administrativo: oportunidades para as especialidades de  Arquivologia, Atuarial, Biblioteconomia, Comunicação Social, Estatística)
Apoio Técnico Especializado: oportunidades para as especialidades de Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento
Medicina: oportunidades para as especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria)
Perícia : oportunidades para as especialidades de Antropologia, Arqueologia, Arquitetura, Biologia, Contabilidade, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Geografia, Geologia, Medicina do Trabalho, Oceanografia, Tecnologia da Informação e Comunicação
Saúde: oportunidades para as especialidades de Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social
Tecnologia da Informação e Comunicação: oportunidades para as especialidades Desenvolvimento de Sistemas Suporte e Infraestrutura


Técnico

Apoio Técnico Administrativo: oportunidades para as especialidades de Controle Interno, Edificação, Orçamento, Segurança Institucional, Tecnologia da Informação e Comunicação e Transporte)
Saúde: oportunidades para as especialidades de Enfermagem, Laboratório, Saúde Bucal e Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário