segunda-feira, 29 de julho de 2013

SER CONCURSEIRO É NÃO DESISTIR NO MEIO DO CAMINHO

Entra ano, sai ano, milhões de pessoas decidem tentar um concurso público. Você é uma delas? Então precisamos conversar um pouco, para que não vá engordar as estatísticas dos que desistem no meio do caminho.
Acontece que todas as etapas da trajetória – e todas as dificuldades – são bastante previsíveis, depois que se chega ao final e entende o processo. Por isso é tão importante poder trocar experiências com que já passou por isso. Quando estamos no caminho, achamos que as nossas dores são únicas e que somente a gente tem essa ou aquela dificuldade. Isso torna tudo mais complicado e dá a sensação de que não conseguiremos vencer nunca, exatamente por causa das dificuldades.
Todo mundo que inicia o projeto está ainda meio perdido, sem saber direito como funciona. Mesmo assim, todos começamos empolgados com a perspectiva de conquistar segurança, qualidade de vida, bom salário.
A partir dos primeiros meses, começamos a enxergar melhor a realidade: matérias que nunca vimos antes, pouco tempo entre o edital e a prova, percebemos que será preciso alguma estratégia para vencer. Não é tão simples quanto parecia ser.
Nesse momento, alguns, que começaram iludidos, achando que conquistariam tudo como numa loteria, desistem. Não estão dispostos a qualquer esforço. Ou acreditam tão pouco em si mesmos, que nem tentam ir adiante quando percebem que não é uma questão de sorte, mas de preparação.
Os que seguem, passam pela fase “estudo, estudo e não aprendo nada”. Aos poucos, observam que isso também passa e, com a continuidade, os resultados começam a surgir na forma de conhecimento.
Depois, há ainda aquela disciplina mais difícil, em que o candidato se esforça, mas não consegue compreender como as outras. É preciso seguir e refazer a disciplina com outro professor ou por outro livro. Também isso vai ser superado.
E assim, vai chegando o entendimento do processo. Aprende-se a decidir qual concurso vale a pena. O ritmo e a continuidade vão garantindo que a preparação se consolide. Aprende-se a fazer provas, usando provas de concursos anteriores como treino.
Mas, há ainda um momento crucial e perigoso. O tempo até a aprovação pode ser longo – bem mais do que gostaríamos. Eu levei 3 anos. Com isso, chega a hora em que duvidamos de tudo. A aprovação parece ser uma miragem. Olhamos em volta e vemos um cenário de destruição: pessoas queridas meio abandonadas, falta de dinheiro, falta de tempo, cobranças, insegurança, cansaço, cansaço, cansaço. Estamos no limite das forças. Se surgir algo a mais, um edital suspenso, uma reprovação ou algum outro problema, torna-se quase impossível suportar e seguir adiante. Naquele momento, parece que o concurso público é a causa de todos os nossos males. Esquecemos que iniciamos o projeto exatamente porque a vida não estava boa e queríamos mais. O concurso era a perspectiva de solução, mas estamos tão exaustos que perdemos a objetividade. Assim, sem perceber que estamos há muito tempo na estrada e, por isso, esgotados com as privações do caminho, confundimos tudo e achamos que não seremos capazes de vencer. E, por isso, desistimos. A um passo da vitória!
Como não poderia ser diferente – eu disse no início que a trajetória é previsível – eu também desisti, exatamente nesse ponto. Depois da 3ª reprovação, eu achei que jamais poderia enfrentar os meus concorrentes, que não precisavam cuidar sozinhos de 4 filhos, que não estavam tão sem dinheiro quanto eu, que não tinham dificuldades nas matérias exatas. Então, eu desisti! Empacotei todo o material de estudo e voltei à velha vida, feliz por não precisar mais estudar nem ir às aulas. Teria tempo outra vez!
Mas, alguns meses passaram e os motivos de eu ter iniciado o projeto voltaram a ficar claros: eu não tinha como sustentar a minha família de forma digna. E não encontrei outra saída: voltei aos concursos. Logo depois saiu o edital para o ISS-Rio e eu fui aprovada em quinto lugar!
RESUMO DA ÓPERA - Por isso quis abordar esse tema: por favor, se você começou o projeto, vá até o fim. A vaga está ali, à sua espera, mas você precisa dar todos os passos até ela. Afinal, se você desistir, “porque concurso público não é para você”, estará livre do desafio, mas o que terá conquistado? E se, mesmo enfrentando diversas reprovações, seguir até conquistar o que deseja? Terá para sempre o registro da vitória! E poderá aproveitar cada dia da nova vida.
LIA SALGADO é fiscal de rendas do município do RJ, consultora em concursos públicos, autora do livro “Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos” e colunista do G1.







 Oferecimento: 
                                          

                                                    COMO VENCER A MARATONA DOS CONCURSOS PÚBLICOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário