quinta-feira, 4 de julho de 2013

Polícia Civil-RJ - Perito criminal: elaboração do edital chega à reta final

O edital do concurso para perito criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro já está praticamente pronto e deve ser divulgado a qualquer momento. O que está definido é que sairá este mês, conforme havia dito a diretora da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Jéssica Almeida. Serão oferecidas 100 vagas para o cargo, com vencimentos iniciais atuais de R$4.390,08, para carga de trabalho de 40 horas semanais. No entanto, o salário será reajustado, pois já há aumento previsto dos ganhos dos servidores da Polícia Civil até dezembro de 2014. A diretora da Acadepol também havia informado que a prova objetiva estava prevista para o dia 18 de agosto, mas, se o edital não sair no prazo esperado, é provável que a aplicação dos exames seja adiada, para que sejam cumpridos os 60 dias entre a publicação do documento e a realização dos testes. O organizador da seleção é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Para concorrer ao cargo, é preciso ter nível superior em áreas específicas. De acordo com a delegada, as oportunidades serão para quem tiver graduação em Engenharia, Química, Física, Biologia, Farmácia, Contabilidade, Economia, Medicina Veterinária e Agronomia. No último concurso, realizado em 2008, os participantes fizeram uma prova objetiva, contendo 60 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 40 de Conhecimentos Específicos. Em seguida, ainda houve um teste de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico, análise de títulos e curso de formação. Para o professor de Língua Portuguesa Rodrigo Câmara, é importante que o candidato já estude com base em outras provas. “O treinamento contínuo de outros testes, desde agora, é muito importante. Aconselho também os candidatos a usarem apostilas especializadas para estudar, porque a gramática abrange os conteúdos de forma mais geral”, sugeriu.
Segundo ele, os principais tópicos que devem ser estudados são: interpretações textuais, operadores argumentativos, valor semântico, concordância e regência. “Esses são os assuntos fundamentais, que não podem ser esquecidos na preparação do concorrente”, comentou. De acordo com o professor, as provas do IBFC têm questões simples e objetivas. “Não tem muitas armadilhas, as questões são feitas para testar o conhecimento do candidato sobre o conteúdo pedido”, analisou. Para isso, ele aconselha que os participantes estudem bastante exames anteriores do IBFC. Rodrigo Câmara explica que os assuntos nas provas do organizador são bem distribuídos. “O padrão do teste não costuma ser nem muito fácil nem muito difícil. As questões exploram muito bem a titularidade gramatical. Nesse ponto, saber a parte da gramática é essencial, porque, no balanço final, cai mais do que interpretação de texto”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário