segunda-feira, 22 de julho de 2013

Plano de Estudo e Plano de Metas: é Possível ser um Concurseiro JK?

Muitos candidatos a concursos públicos estabelecem a expectativa da aprovação num curto intervalo de tempo. Alguns até estabelecem um prazo limitado. E imaginam que é possível e viável adotar uma estratégia compressão e aceleração, de modo a viabilizar rapidamente a aprovação. Será que isto é possível? 
Na década de 1950, o Presidente JK estabeleceu um programa denominado “Plano de Metas”. Esta política pública tinha como lema e filosofia fazer o Brasil crescer “cinqüenta anos em cinco”.
A pergunta é: é possível fazer do planejamento de estudo para o concurso público um plano de metas? É viável adotar a filosofia do “cinqüenta anos em cinco”?
A busca da resposta passa por dois aspectos relevantes. O primeiro consiste na compreensão dos motivos em função dos quais a resposta é não! O segundo trata-se do que deve ser feito para neutralizar as naturais angústias decorrentes da frustração com a impossibilidade da aprovação no curto prazo e como levar uma preparação de longo prazo adiante.
Assim, primeiramente é preciso entender o motivo pelo qual não é possível adotar a lógica do “Plano de Metas” de JK no processo de preparação para o concurso.
Há uma técnica no âmbito do gerenciamento de projetos denominada “fast-track”, a qual tem por finalidade a aceleração de processos. No entanto, também no gerenciamento de projetos, há uma expressão comum no sentido de que “9 mulheres grávidas não fazem 1 bebê nascer em 1 mês”. É exatamente esta a lógica da preparação para o concurso!
O somatório de determinada quantidade de horas de estudos não gera um resultado linear. Como tenho dito, 10 horas de estudo seguidas não é o mesmo que 1 hora vezes 10. Até por que temos limites cognitivos. Um exemplo consiste na noção de “capacidade bioqúmica instalada” para a formação de memórias, conceito sustentado pelo Prof Ivan Izquierdo (IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, p. 46).
Para passarmos no concurso, precisamos contar com uma maturação cognitiva. E isto tem ao menos três sentidos relevantes. Um consiste na consolidação de memórias de longo prazo, quanto ao objeto de conhecimento estudado. Outro, decorrente do primeiro, consiste naampliação do nosso universo semântico, ou seja, da quantidade de informações e conceitos que passamos a dispor. E o terceiro consiste no fortalecimento da nossa capacidade de mobilização cognitiva e raciocínio, até mesmo para fazer provas.
Neste sentido, sugiro a leitura do texto O Tempo da Aprendizagem (clique neste link). 
Por outro lado, sabendo que não será possível ser um Candidato-JK, é importante contar com estratégias que proporcionem condições de desenvolver uma preparação de longo prazo.
Para isto duas dicas são fundamentais.
A primeira, no plano da gestão das condições emocionais, é saber trabalhar a paciência no processo de preparação. E para tanto sugiro a leitura do texto A Paciência Intelectual nos Estudos (clique aqui para ler).
A segunda consiste na adoção da ideia do Foco no Processo, o qual não se confunde com a lógica do foco no resultado. Para tanto, é importante contar com metas de curto prazo, por exemplo semanais, e viver em função destas metas, enxergando no seu alcance motivo para comemorar.
Portanto, muito cuidado com expectativas inviáveis, passíveis de gerar frustrações. E procure construir uma visão de longo prazo, focando na execução do seu planejamento de estudos. A sua aprovação, dessa maneira, tende a ser uma conseqüência natural.
 

Prof. Rogerio Neiva:

  • Juiz do Trabalho desde 2002
  • Procurador de Estado de junho de 1999 a agosto de 2000
  • Advogado da União (AGU) de março de 2001 a agosto de 2002
  • Professor Universitário (graduação) – desde de 2000
  • Professor de Cursos Preparatórios para Concursos – desde 2000
  • Pisocopedagogo com pós graduação latu sensu em psicopedagogia clínica e institucional
  • Pós Graduado latu sensu em Direito Público – UDF
  • Pós Graduado em Administração Financeira – FGV
  • Pós Graduando em Neuroaprendizagem
  • Desenvolve orientação voltada à preparação para concursos públicos, a partir de abordagem empírica e científica, trabalhando com três eixos conceituais: Planejamento, Aprendizagem e Gestão Emocional
  • Vice-Coordenador da Escola da Magistratura do Trabalho da 10ª Região – Gestão 2005/2007 e 2009/2011
  • Membro da Comissão do Conselho Nacional de Justiça instituída para estudos sobre a Emenda Constitucional 62
  • Criador do SISTEMA TUCTOR 

Autor dos Livros:

  • Como se preparar para Concursos Públicos com Alto Rendimento “; Ed Método; 2010;
  • “Concursos Públicos e Exames Oficiais: Preparação Estratégica, Eficiente e Racional”; Ed Atlas; 2009;
  • “Temas de Direito do Trabalho aplicado à Administração Pública e a Fazenda Pública no Processo do Trabalho”; Ed Fortium, 2005;


  
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Os nobres Guerreiros, poderão deixar perguntas em comentários aqui no "BLOG CONCURSEIRO GUERREIRO" ou se preferirem podem envia-las para o e-mail: concurseiroguerreiro@hotmail.com - destas selecionaremos uma para produção de um texto escrito pelo próprio Dr. Rogerio Neiva. Avante Guerreiros! DEUS É GRANDE!

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