terça-feira, 9 de julho de 2013

SE-DF: Organizadora será anunciada até o dia 15

Aumentam as expectativas da divulgação do edital para o concurso da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SE-DF). De acordo com a Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal (Seap-DF), Tânia Monteiro, a instituição responsável pela organização do processo está prevista para ser divulgada na primeira quinzena do mês de julho. Já o edital mantém a previsão para a segunda quinzena do mesmo mês. A oferta inicial será de 854 vagas mais cadastro de reserva para as funções de professor da Educação Básica (804) e de especialista em Educação Básica com ênfase em monitoria educacional - pedagogo/orientador educacional, de acordo com o novo plano de carreira (50). Segundo a Seap-DF, caso o candidato escolha cumprir 40 horas semanais, irá receber R$4.343,18. Já para 20 horas, o ganho será de R$1.744,42.
Na hipótese do aprovado mudar de opinião em questão da carga horária escolhida no ato da inscrição, ele poderá alterar no momento da contratação. A secretaria informou ainda que os interessados nas vagas para séries inicias e educação infantil deverão possuir graduação em Pedagogia. E no caso de optarem por oportunidades em disciplinas específicas, precisarão obter habilitação na matéria desejada. A convocação está prevista para ocorrer no ano letivo de 2014. Para auxiliar os interessados na preparação, FOLHA DIRIGIDA conversou com a professora de Conhecimentos Pedagógicos do curso Tempo de Concurso, Roberta Guedes.
Ela explica que a antecipação dos estudos faz com que o candidato aprofunde o conhecimento e se dedique aos conteúdos que ainda não domina. "Para os estudos teóricos aproveite que o edital não saiu e dedique-se a aprofundar estes conceitos; sugiro três horas diárias. Os exercícios devem ser realizados em duas horas. Quando o edital sair inverta, três horas de exercícios e duas horas para aprofundar nos conceitos que tem mais dúvidas", aconselha. Roberta esclarece ainda os principais assuntos exigidos nos últimos exames para o concurso da SE-DF. "Avaliação de ensino e de larga escala, educação inclusiva, PPP e currículo, Paulo Freire. Deve estar atento a assuntos como: ciclos, atualizações da legislação de ensino tais como LDBEN, educação voltada para a interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade que no último processo foi chamado de educação contemporânea e avaliação", comenta.

Último concurso -
 A última seleção da SE-DF foi realizada em 2010, e recebeu 35.777 inscrições para 400 vagas em diversas áreas. A organizadora da seleção foi a Fundação Universa. O processo contou com prova objetiva; avaliação oral, para a área de Língua Estrangeira Moderna; exame prático oral (área de Música); e análise de títulos. A validade do concurso foi prorrogada em 2012 e é valido até 28 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário