quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

5 dicas para garantir o sucesso em um Concurso Público

Imagine você no meio de um deserto. Você está ali há algum tempo e sente-se abatido, e sabe que para sobreviver terá de encontrar um oásis. Encontrando-o você recuperará as energias e nunca mais será o mesmo, terá um reino, honrarias, será forte e admirado por muita gente.
Detalhe! Você não é o único nesse deserto. Existe uma multidão com o mesmo objetivo que o seu: encontrar o oásis! Alguns já estão a mais tempo que você e detêm melhor conhecimento do lugar, outros são inexperientes. Mas, todos sabem das honrarias que terão ao encontrar o oásis, por isso se arriscam a permanecer no lugar.
Sabendo disso o que você faz? Luta pela vida e pelas honrarias ou fica parado e espera que o sol do meio dia queime seus miolos?
Falar em concurso é mais ou menos isso: uma multidão desejosa de um oásis! Mas, como enfrentar a multidão?
1 – MOTIVAÇÃO:
William Douglas (2013) cita que: "O ser humano age basicamente por duas motivações primárias: obtenção de prazer ou fuga da dor".
Eu não sei qual é o teu deserto, os motivos que te levam a visar uma carreira pública, só você sabe. Possa ser que o seu interesse seja se livrar de um chefe autoritário (motivação: dor) ou simplesmente a tão sonhada estabilidade, tempo para os filhos, etc (motivação: prazer). O autor  comenta ainda que, quando motivados pela obtenção do prazer os resultados tendem a ser melhores.
2 – PLANEJAMENTO:
Para Garcia (2006): "Qualquer planejamento exige que sejam estipuladas metas parciais, pontos de checagem que ajudam a verificar se o projeto segue conforme o esperado". Aqui as palavras chaves são tempo e investimento. É preciso que você estabeleça tempo para os estudos (bibliotecas, grupo de estudos na casa de amigos, internet) e invista parte dos recursos financeiros em livros e cursinhos preparatórios.
3 – AUTOCONFIANÇA:
Acredite em você! Para tanto, comece a estudar com antecedência aos editais. Assim a multidão não lhe causará medo. E à medida que for assimilando conhecimentos, se sentirá mais confiante. Inclusive para reagir positivamente aos boatos que venham lhe contar a respeito da aprovação nos concursos (fraudes, apadrinhados, etc).
4 – MANTENHA O FOCO:
Escolha um concurso por vez. Você evita desperdício de dinheiro e emprega melhor seu tempo nos estudos.
5 – APRENDA COM SEUS ERROS:
Estudar para um concurso e não ser aprovado pode gerar em nós um sentimento de culpa e até mesmo de desistência. Mas, essa pode se mostrar uma boa oportunidade de aprendizado, avaliando os erros cometidos e não os repetindo nas provas subsequentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário