quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mapas mentais são boas táticas de estudos para Concursos Públicos

Quem estuda para concursos públicos sabe que existem milhares de técnicas de estudos. Porém, umas são mais benéficas que outras e é bom atentar-se a isso, pois uma técnica melhor nos faz reter o conhecimento de forma mais rápida.
Os mapas mentais  são utilizados por muitos concurseiros e estudos comprovam que eles são considerados um método de estudo bastante eficaz. Todavia, eles têm de ser revisados frequentemente para que o nível de rendimento não caia. Haverá uma época em que de tanto revisar através dos mapas mentais, o cérebro já terá decorado o que aprendeu e assim, não será mais necessário continuar revendo. Insta salientar que isso leva tempo e que com bastante força de vontade e dedicação haverá um tempo em que aquilo já será retido automaticamente pelo cérebro.
Se, portanto, você estiver em uma fase inicial dos estudos e está começando a preparar os mapas mentais, tenha em mente que utilizar canetas coloridas para fazê-lo ajuda muito e deixa o cérebro em estado de alerta ao revisar. O ser humano tem uma tendência a fixar o que é mais colorido.
Os mapas mentais só devem ser montados após um período básico de estudos. Não é possível fazer um mapa mental após uma única leitura ou um curto espaço de tempo com a matéria, pois ele é feito das ideias principais da matéria estudada. Vale lembrar que quando nos referimos a ideias principais estamos falando de um estudo sintético. É bom que coloque no papel apenas o que for principal mesmo e não ideias secundárias que tornam o texto mais longo e extenso, acabando por transcrever quase toda a matéria estudada.
Não precisamos de um mapa mental perfeccionista, o qual seja feito com letras perfeitas, imagens que parecem até terem sido desenhadas por um profissional da área. O que mais importa é que você o faça com organização e entenda-o a cada vez que fizer a revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário