terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PRF: Área de apoio: definição de lotação das vagas em breve

Dentro de poucos dias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá concluir o levantamento que irá apontar a demanda do órgão por novos servidores administrativos nos diferentes estados. O resultado servirá de base para o concurso de remoção dos atuais servidores e, em seguida, para a distribuição das 216 vagas do concurso que será aberto para o cargo de agente administrativo do departamento (de nível médio, com remuneração inicial de R$3.689,77). Há chance de muitas vagas para o Rio de Janeiro.
Segundo informou, no último dia 5, o coordenador-geral de Recursos Humanos da PRF, inspetor Adriano Furtado, as vagas do concurso serão distribuídas por diferentes capitais (não haverá lotação em cidades do interior), ao contrário do que ocorreu na seleção promovida em 2012 (a única para a área de apoio do órgão até o momento), em que todas as 71 vagas foram para trabalhar em Brasília. Furtado explicou que ainda não é possível apontar quais estados deverão contar com vagas no concurso. Mas, caso a distribuição seja proporcional à dimensão do efetivo, as perspectivas para o Rio de Janeiro são das melhores. Atualmente, o quadro de apoio da PRF é formado por cerca de 550 servidores. E segundo a presidente da Associação Nacional dos Servidores de Apoio Logístico da Polícia Rodoviária Federal (Ansal), Rejane Maria da Rosa, mais de 100 atuam no Rio. “É o estado com mais servidores administrativos. No Rio, as demandas são diferenciadas”, afirmou ela.
A representante da categoria criticou o fato do número de vagas autorizadas para o concurso ter ficado abaixo do previsto inicialmente. A expectativa, a princípio, era a de que fossem liberadas para a seleção todas as 260 vagas de agente administrativo, criadas no ano passado. Apesar disso, as 44 vagas restantes podem ser preenchidas ao longo da validade do concurso, mediante a autorização suplementar do Ministério do Planejamento. Organizadora – Também de acordo com o coordenador-geral de RH da PRF, somente após a conclusão do levantamento das demandas e do concurso de remoção é que serão enviadas propostas às organizadoras, a fim de definir qual delas será a responsável por conduzir a nova seleção para agente. Furtado já afirmou, no entanto, que o objetivo do órgão é aplicar as provas do concurso em todas as capitais do país.
Outra intenção manifestada pelo inspetor é a de divulgar o edital do concurso o mais rápido possível, embora haja prazo até 30 de junho. O fato é que para conseguir nomear os aprovados ainda este ano, a PRF precisa concluir todo o concurso e homologar o resultado até o dia 5 de julho, como determina a legislação eleitoral. O que também deve demandar celeridade do órgão é o fato da seleção visar à substituição de terceirizados irregulares, que, caso tenha sido respeitado o acordo firmado entre a União e o Ministério Público do Trabalho (MPT), não atuam mais na PRF desde, no mínimo, 31 de dezembro do ano passado, aumentando a carência de pessoal no departamento.

Etapas –
 No concurso de 2012, a seleção foi feita pelo Cespe/UnB, por meio de provas objetivas (Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Legislação Relativa à PRF, Noções de Informática, de Matemática, de Direito Constitucional, de Direito Administrativo e de Estatística) e investigação social e/ou funcional. Houve 19.849 inscritos, sendo 18.059 para agente administrativo (relação de 269,54 candidatos por vaga para o cargo).

Agente administrativo: veja programa do último concurso

CONHECIMENTOS BÁSICOS  PARA O CARGO DE NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República.

ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Decreto nº 1.171/1994 - Código de Ética Profissional do Serviço Público e Decreto nº 6.029/2007 (Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal). 5.2 Lei nº 8.112/1990 - regime disciplinar: deveres e proibições, acumulação de cargos, responsabilidades, penalidades. 5.3 Lei nº 8.429/1992: disposições gerais, atos de improbidade administrativa. 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 2 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 5 Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de Informações e conceitos básicos de Segurança da Informação.

LEGISLAÇÃO RELATIVA À PRF: 1 Perfil Constitucional: funções institucionais. 2 Art. 20 da Lei nº 9.503/1997. 3 Decreto nº 1.655/1995. 4 Decreto nº 6.061/2007. NOÇÕES DE MATEMÁTICA: 1 Números inteiros, racionais e reais. 2 Sistema legal de medidas. 2.1 Comprimento, área, volume, massa, tempo, ângulo e arco. 2.2 Transformação de unidades de medida. 3 Razões e proporções. 4 Proporcionalidade, regras de três, divisão de grandezas em partes proporcionais, médias aritmética, geométrica e ponderada. 5 Porcentagem. 5.1 Capital, tempo, juros simples e compostos. 5.2 Taxas de juros nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 5.3 Montante, capitalização e descontos. 6 Equações e inequações de 1º e de 2º graus. 7 Funções e gráficos. 8 Progressões aritméticas e geométricas. 9 Funções exponenciais e logarítmicas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PARA O CARGO DE NÍVEL MÉDIO
AGENTE ADMINISTRATIVO
I NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3 Organização político-administrativa. 3.1 União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4 Administração pública. 4.1 Disposições gerais, servidores públicos. 5 Poder Legislativo. 5.1 Congresso nacional, câmara dos deputados, senado federal, deputados e senadores. 6 Poder Executivo. 6.1 atribuições do Presidente da República e dos ministros de Estado. 7 Poder Judiciário. 7.1 Disposições gerais. 7.2 Órgãos do Poder Judiciário. 7.2.1 Competências. 7.3 Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 7.3.1 Composição e competências. 8 Funções essenciais à justiça. 8.1 Ministério público, advocacia e defensoria públicas. 

II NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 1.1 Anulação e revogação. 1.2 Prescrição. 2 Controle da administração pública: controle administrativo, controle legislativo e controle judiciário. 3 Agentes administrativos: investidura e exercício da função pública. 3.1 Direitos e deveres dos servidores públicos. 3.2 Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. 4 Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. 5 Princípios básicos da administração. 5.1 Responsabilidade objetiva da administração. 5.2 Improbidade administrativa. 6 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. 7 Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 8 Lei nº 8.112/1990 e alterações. 9 Lei nº 8.666/1993, arts. 1º a 6º, 20 a 26, e 54 a 80, e alterações. 10 Lei nº 9.784/1999: processo administrativo no âmbito da administração pública federal. 

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA: 1 Estatística descritiva e análise exploratória de dados: gráficos, diagramas, tabelas, medidas descritivas (posição, dispersão, assimetria e curtose). 2 Probabilidade. 2.1 Definições básicas e axiomas. 2.2 Probabilidade condicional e independência. 2.3 Variáveis aleatórias discretas e contínuas. 3 Inferência estatística. 4 Técnicas de amostragem. 4.1 Amostragem aleatória simples. 4.2 Amostragem estratificada. 4.3 Amostragem sistemática. 4.4 Amostragem por conglomerados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário