sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pressa para conseguir a aprovação em Concursos Públicos atrapalha concurseiros

Muitos candidatos que tomam a decisão de estudar para concurso público começam a pecar pela pressa em ser aprovado. Este é um fator prejudicial que traz ansiedade e preocupação ao concurseiro.
Quando sai o edital é aí que começa a preocupação por cursos, livros, apostilas e em muitos casos eles se inscrevem mesmo não estando preparados, sem ter uma noção das matérias que estão por vir no dia da prova. Concurso nos dias de hoje está profissionalizado e quem não estuda não consegue aprovação. Todavia, a pressa em ser aprovado e nomeado logo só atrapalha e temos de ter em mente que: “Concurso não se faz para passar, mas até passar”, como diz o nosso Guru dos concursos, William Douglas.
Na grande maioria das vezes, o tempo de estudos entre o edital e a data da prova é de aproximadamente dois meses e estatísticas comprovam que às vésperas da prova temos uma abstenção de 15% a 20% de concurseiros que não vão fazer a mesma. Todavia, o problema não está nesta abstenção, mas em saber que quando um próximo edital sair, a situação se repete da mesma maneira.
Qualquer pessoa pode ser aprovada em um concurso público, desde que ela queira e neste caso, deve ser levado em consideração o bom senso.  É impossível esperar de um candidato cru, novato no mundo dos concursos, uma aprovação em concurso de nível médio ou superior em menos de três meses, uma vez que ele não possui a bagagem necessária para tanto. Ressalte-se que, quem não tem foco e muda de concurso assim como muda de roupa, dificilmente conseguirá a tão sonhada aprovação.
Querer ser aprovado envolve decisão, englobando a área que deseja atuar, estratégia. E depende também de quanto tempo o concurseiro tem disponível para estudar, haja vista que os que estudam mais levam menos tempo e vice versa. Entretanto, tem de ser priorizado o processo e não o prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário