quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Dicas de como fazer uma boa redação

Para ter uma excelente nota na prova de redação dos concursos públicos, não é necessário que você seja um grande escritor e que use palavras rebuscadas, é fundamental que você tenha conhecimento do uso da norma culta, seja coerente e expresse de forma concisa as suas ideias. 
Caso você tenha se inscrito para prestar um concurso, preste atenção na redação. Algumas dicas são muito bem-vindas para lhe ajudar a montar um texto bem redigido e colaborar com a conquista da vaga. 
A primeira dica é que o candidato precisa demonstrar que entendeu o tema, isto é, antes de iniciar a redação verifique se você entendeu o que é solicitado e anote em um rascunho as ideias principais, logo monte a sua redação.
Outra dica é: aplique a norma culta com sabedoria, é muito comum que as pessoas escrevam da mesma forma que falam, isso é um grande erro, verifique a sua escrita. Seja coerente na explanação das ideias e mantenha um texto enxuto, não escreva muitas explicações, se fizer isso pode perder o foco e a fuga ao tema será iminente. Use conectores para unir ideias, nada mais confuso que muitas frases soltas. Uma dica que nunca falha é não generalizar, usar "todos" ou "ninguém", enfim, palavras que exagerem ou simplifiquem pode ser um erro fatal e com certeza diminuirá a sua nota. Junto à dica anterior vem o problema das afirmações muito exageradas, seja sereno, emita sua opinião se é o caso, mas não inflame muito o seu discurso. 
Demonstre que você sabe o que está escrevendo, demonstre segurança e domínio do tema. Evite ao máximo expressões clichês, o uso delas pode passar a ideia de que você não é criativo nem original. Para que nenhuma destas duas últimas situações sejam detectadas, fique por dentro das atualidades, conheça os principais tópicos solicitados nas redações, seja curioso.  
Não forme teses sem fundamento e muito menos demonstre ingenuidade, obviamente que você não poderá erradicar toda a fome do mundo, mas pode ter uma boa ideia para diminuí-la, assim se for falar sobre esse assunto escolha falar sobre maneiras de controlar a fome no mundo e não acabar com ela. 
Por último e não menos importante, descreva soluções para o problema, faça o final da sua redação explicando uma forma para que a situação problema seja parcial ou totalmente solucionada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário