sábado, 13 de dezembro de 2014

Dicas para elaborar um bom cronograma de estudos

O planejamento de estudo é fundamental para alcançar o sucesso. Mas, é preciso saber como elaborar um plano de sucesso. Por meio do cronograma, o candidato pode acompanhar a evolução nas disciplinas, saber em que ponto precisa melhorar e aperfeiçoar o seu rendimento. Para conquistar um cargo público é imprescindível realizar um bom planejamento. Que tal aprender algumas dicas?
 Edital: o seu norte!
Leia atentamente as disciplinas no edital. Em seguida, escolha em que local vai montar o seu quadro de estudo: uma planilha no computador, cartolina, ou qualquer outro local que desejar. Coloque os dias da semana e o horário que você tem disponível para estudo. Inicie colocando as suas atividades prioritárias como faculdade, atividade física ou trabalho. Ou seja, aquelas atividades que fazem parte da sua rotina.
Em seguida, no horário disponível para estudo comece colocando a matéria e o conteúdo que vai estudar. Por exemplo: constitucional – direitos e garantias fundamentais. Faça isso, com todo o conteúdo do edital.
Tem compromisso no fim de semana? Coloque na sua planilha. Lembre-se de que ela é o planejamento para a sua vitória. Comece a estudar com o plano feito. Você vai notar que ficará motivado, porque vai ter metas de estudo para cumprir. Acabou de estudar o conteúdo? Faça um risco e prossiga.
– Exercícios e Revisões: indispensáveis!
Não foque apenas na parte teórica, ou seja, é preciso ir além. Faça muitos exercícios, principalmente, da banca organizadora do seu concurso. Separe um tempo também para fazer revisões do conteúdo. Por exemplo, se na segunda estudou constitucional, revise a matéria na quarta ou quinta. Desta forma, as informações ficarão armazenadas na sua memória por mais tempo.

Coloque o seu quadro de estudo em um lugar visível. Lembre-se de que o estudo deve ser a prioridade em sua vida no momento. Comprometa-se com o seu sucesso e faça por merecer a vaga almejada no concurso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário