quinta-feira, 27 de março de 2014

Concurso PM-PB 2014 está previsto para ocorrer em breve

Os concurseiros e demais interessados na carreira pública podem aguardar que segundo o comandante da Polícia Militar da Paraíba  (PM-PB), Coronel Euller Chaves, será realizado um concurso público para efetivação de mais soldados. A confirmação veio na terça-feira (25/03) quando o Coronel afirmou a imprensa que haverá a inclusão de 80 soldados para o Corpo de Bombeiro Militar, e 520 para a Polícia Militar. O edital está previsto para publicação no Diário Oficial da União nos próximos dias e está em fase de elaboração.
Atualmente, a PM conta um efetivo de 9,7 mil homens, número pouco maior do que em 2004 quando eram 8,2 mil. O que demonstra uma carência no contingente militar do estado e por essa razão se faz necessária a contratação de mais soldados.
Euller Chaves afirmou que o treinamento dos próximos soldados será mais intenso que as formações anteriores. O Coronel assegurou que o incremento do efetivo vai melhorar a qualidade da segurança, com policiais mais qualificados. Um exemplo é que algumas qualificações, os soldados passavam pelo curso com 10 disparos de arma de fogo e atualmente o mínimo são 300 disparos por soldado em um treinamento intensivo.
Na entrevista, o Coronel disse que o aumento no número de policiais é importante, mas outras medidas devem ser adotadas para a diminuição da violência de forma significativa. É necessário reformular a legislação ou mesmo torná-la mais efetiva e melhorar do sistema penitenciário. A polícia pode prender mais, contudo as penitenciárias lotadas e a justiça falha contribuem para que os presos sejam soltos.
O último concurso público realizado pela Polícia Militar ocorreu em 2008 e ofereceu 100 vagas para o cargo de soldado, sendo 50 para candidatas do sexo feminino, com lotação nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira e Patos. No mesmo ano também foi realizado o concurso para o serviço militar voluntário no cargo de soltado temporário, em um total de 900 vagas para as cidades acima listadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário