segunda-feira, 31 de março de 2014

Dicas de Estudo para Concursos Públicos

Estudar para concursos públicos é um caminho bastante árduo até que se consiga ser aprovado. No entanto, após a aprovação a única certeza de que temos é que todo o esforço valeu a pena. Sendo assim, vamos abordar algumas dicas nesta matéria para que esse caminho não seja tão pesado assim e você consiga sua aprovação o mais breve possível.
Primeiramente, comece a estudar pelas matérias básicas da área escolhida. Estude todos os temas de forma paralela e as piores matérias nos horários do dia e da semana que você rende mais. Alterne as disciplinas de exatas, se houver, com as matérias de leitura, pois essa forma de estudo usa diferentes áreas do cérebro. A cada duas semanas, volte a matéria e dê uma revisada para que você não se esqueça do que estudou.
Busque através de outros concursandos que já foram aprovados ou por meio dos professores quais os melhores materiais de cada disciplina e tenha um bom material de apoio. Ressalte-se que o estudo precisa ser dinâmico para que você retenha a informação e se concentre melhor. 
Preste bastante atenção se você não está virando as folhas do livro, pois se isso está acontecendo é porque há algo de errado. Nesse caso, retome o aprendizado. Especialistas recomendam que o melhor é ler a teoria e em seguida resolver milhares de exercícios sem consulta, pois facilitam o entendimento e ajudam a fixar o conteúdo.
No início dos estudos parece que estudamos e não estamos aprendendo nada. Não se preocupe, porque isso é normal e o conhecimento precisa de algumas repetições para ser assimilado. No entanto, ao fazer os exercícios e querer passar para os próximos tópicos certifique-se de que você já sabe a teoria, pois caso contrário, volte a ela e só depois de entender a matéria passe para os próximos tópicos. Estude mais aquelas disciplinas que você sabe menos. E caso precise, use um feriado ou separe uma semana de vez em quando apenas para estudar essa disciplina.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário